Nossa entrevistada de hoje é muito especial e um presente que o Vamos Receber nos deu: a querida Marcia Primo Costa.
Muito além de uma anfitriã de mão cheia, Marcia é uma autoridade em gestão de estilo de vida. Um talento que ajuda a organizar, preparar e transformar qualquer espaço em um perfeito ambiente para viver e receber realmente bem.
Por isso, estamos extremamente felizes em poder compartilhar com vocês um pouco da sabedoria e algumas das práticas soluções que Marcia apurou em anos apaixonados de trabalho na sua empresa Bespoke.Life, desenvolvendo diversos serviços, inclusive o de concierge pessoal.
Ela se aprofundou na arte de unir o útil ao agradável, o belo ao funcional e, com toda delicadeza e elegância, faz destas tendências uma ferramenta imprescindível para quem preza um belo encontro entre amigos. Obrigada, Marcia, para nós é uma honra tê-la por aqui!
Vamos à entrevista?
Vamos Receber: Como surgiu a Bespoke.Life?
Marcia Primo Costa: A Bespoke.Life surgiu de uma necessidade. Procurei uma empresa onde pudesse centralizar pedidos enquanto ainda era executiva e jamais encontrei, e não me conformava em ter que contratar tantos profissionais para a organização de um jantar, por exemplo; e muito da vontade continuar trabalhando após o nascimento de minha filha.
Quando a Luiza nasceu, eu decidi que não queria mais levar a vida de uma executiva que trabalhava 12 horas por dia e viajava o mundo a negócios. Então comecei a pesquisar o que fazer, e sugestionada pelo discurso de Steve Jobs de que devemos “amar o que fazemos, e fazer o que amamos”, foi fácil decidir montar uma empresa para organizar a vida e servir pessoas compartilhando dicas e experiências.
Vamos Receber: Qual foi a demanda de cliente mais difícil de atender até hoje?
Marcia Primo Costa: Para nós existem desafios diários, são muito os pedidos inusitados e que chegam como surpresa para mim e para nosso time. Não diria que houve uma demanda mais difícil, pois quando se lida com expectativas, toda demanda é um desafio.
Vamos Receber: Você sempre foi uma pessoa organizada? Quem a inspirou a ser assim?
Marcia Primo Costa: Sempre fui muito organizada. Desde a infância minhas coisinhas eram sempre organizadas, meus cadernos impecáveis e minhas “casinhas” sempre arrumadinhas.
Meu avô materno era um homem muito ordeiro e com certeza ele foi inspiração, minha mãe e a minha babá, quem cuidou de mim dos 8 meses até os 12 anos de idade. Ela era muito organizada e muito limpa e, com toda certeza, muito do que sei fazer aprendi com a Tia Cleuza.
Vamos Receber: Em sua opinião, qual a melhor maneira de se manter em ordem louças, copos, taças e talheres em casa?
Marcia Primo Costa: Sempre organizando de forma prática, para conseguirmos tirar e voltar ao local sem amontoar. As dicas são aproveitar bem o espaço, colocar os objetos em ordem de tamanho, e o que tem alça como xícaras, por exemplo, sempre do mesmo lado, criando a sensação visual de ordem.
Vamos Receber: Qual a melhor maneira de se guardar lençóis e toalhas quando não se dispõe de muito espaço?
Marcia Primo Costa: Fazendo as dobras de mesmo tamanho e montando os jogos corretamente para não ter que ficar tirando peças avulsas da rouparia.
Vamos Receber: Quais seriam as três principais orientações para um funcionário ou funcionária que nos auxilia nos afazeres domésticos?
Marcia Primo Costa: Faça o seu trabalho com amor, assim evitará acidentes, quebras e manchas. Atenção e carinho ao que se faz é para qualquer profissão. Faça um planejamento da agenda do dia, semana, mês. Assim você não terá que ficar mais tempo trabalhando. O tempo planejado sempre rende mais.
Faça o que fizer bem feito, nada pela metade e por cima. Não esconda a bagunça dentro dos armários, guarde as coisas de forma que qualquer um possa encontrar. Sou do tipo que olha cantinhos e valoriza uma limpeza/arrumação bem feita de verdade, e imagino que meus clientes também apreciem as coisas bem feitas.
Vamos Receber: Algumas dicas para manter o closet sempre organizado e funcional ao mesmo tempo.
Marcia Primo Costa: Padronizar os cabides, escolhendo sempre os que ocupam menos espaço. Separar as roupas por ordem de cor, tecido e assim fica mais fácil de usar e voltar aos seus locais. Para as peças que são dobradas usar os moldes de dobra para guardar tudo sempre do mesmo tamanho, pois dá sensação de ordem.
Vamos Receber: Em sua opinião, qual o tipo de cabide ideal? E a melhor maneira de ocupar o espaço nas gavetas?
Marcia Primo Costa: Eu gosto muito dos cabides cromados e revestidos em silicone, pois não marcam a roupa, não deixam a roupa escorregar, e ocupam pouco espaço. Pendure tudo o que conseguir pendurar e use as gavetas para roupas íntimas, meias, roupas de ginástica e pijamas.
Vamos Receber: Você recomenda seguir algum tipo de “ritual” para se preparar para receber a família e os amigos em casa? Se sim, qual?
Marcia Primo Costa: Acredito que cada pessoa tenha o seu “ritual”. Para mim, receber é sempre motivo de muita alegria. Amo minha família e meus amigos em casa! Procuro saber o que quem virá gosta para ter em casa, gosto da casa sempre florida e cheirosa, e ter tudo em ordem é para mim um recado ao meu convidado de que ele foi esperado com carinho e alegria.
Vamos Receber: O que a define como anfitriã?
Marcia Primo Costa: Vou repetir o que escuto quando recebo em casa: ” a atenção aos detalhes, e o desejo de que cada pessoa se sinta especial e bem-vindo em minha casa.”
Esperamos que tenham gostado, assim como nós adoramos aprender um pouco mais com a querida e expert Marcia Primo Costa.
Beijos!
Que entrevista interessante. Amei! Tb visitei o site Bespoke.Life e gostei mt.
Obrigada, meninas.
Que bom saber que gostou e que pesquisou sobre a empresa de Marcia!
Também adoramos esse papo com ela!
Obrigada pela visita, um beijo grande!