Quem nos acompanha por aqui já deve ter percebido que nutrimos uma verdadeira paixão por jarras. Elas são delicadas, nostálgicas, perfeitas para as mesas de chá e de café da manhã, mas também podem ser usadas como vasos em qualquer tipo de mesa (para ver mesas que usamos jarras como vasos, basta clicar aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui).
Por isso, resolvemos fotografar o passo a passo dos arranjos feitos por Marcinho Leme da Milplantas nas jarras da coleção Petrópolis by Theodora Home, para a mesa de café da manhã publicada no post Um Bom Dia Cheio de Alegria.
Para esse mix leve de cores e tipos, usamos:
- tela de galinheiro
- 3 lavandas plantadas
- 3 hyacinthus plantados
- 1 maço de tulipas rosas
- 1 maço de tulipas amarelas
- 3 maços de cúrcuma
- 1 micro-orquídea plantada rosa
- 1 micro-orquídea plantada amarela
- 1 micro-orquídea plantada branca
Vamos ao passo a passo.
Para acomodar as flores de um jeito natural e desconstruído, Marcinho optou pela técnica de montagem de arranjo com a tela de galinheiro, um material flexível e que fica dentro do vaso e se adapta à diversos formatos. Após acomodar a tela nas jarras (itens 1 e 2), adicionamos um pouco de água (item 3). Em seguida, cortamos os caules das lavandas na altura que gostaríamos e limpamos as folhas da parte do caule que ficou para dentro nas jarras (item 4), para que o volume ficasse apenas fora e tivéssemos espaço para acomodar as outras flores. Juntamos uma quantidade boa de lavandas para criar a base do nosso arranjo (item 5) e acomodamos, uma por uma, entre os espaços da tela dentro das jarras (itens 6 e 7).
Acrescentamos um hyacinthus na cor azul em cada jarra (itens 8 e 9). Depois, foi a vez de inserir as tulipas rosas no arranjo (item 10), de forma delicada e alternada. Ou seja, colocamos algumas perto da borda e outras mais para o centro da jarra (item 11). Fizemos o mesmo com as tulipas amarelas (itens 12 e 13). Nesse momento, as três jarras estão montadas iguais, com lavandas, hyacinthus e tulipas amarelas e rosas (item 14).
Cortamos os caules das minicúrcumas rosa (item 15) e distribuímos cerca de três delas em cada jarrinha (itens 16, 17 e 18).
Para dar ainda mais leveza ao arranjo e um pouco de brilho, adicionamos as micro-orquídeas em diversos tons. Começamos acomodando com a cherry baby (itens 19 e 20). Acrescentamos as amarelas (item 21) e, por último, as brancas (item 22), seguindo a mesma lógica, aproveitando espaços mais confortáveis e separados para criar o visual desconstruídos que adoramos.
Os arranjos estão prontos e podem ser usados nos centros de mesas ou em cantinhos estratégicos da casa.
Jarras usadas como vasos: Theodora Home | Arranjos: Milplantas
Para quem quiser rever a forma como eles foram usados em uma mesa de café da manhã, basta vistar o post Um Bom Dia Cheio de Alegria.
Aproveitamos para lembrar que as jarras da coleção Petrópolis existem em dois tamanhos diferentes e nas cores fendi (usada nesta produção), verde musgo e azul marinho, todas lindas e muito versáteis. Para quem quiser conhecer a coleção completa, vale uma visita ao post Printemps e Petrópolis, ou mesmo ao site da loja Theodora Home.
Esperamos que tenham gostado do nosso passo a passo e que se arrisquem a fazer em casa. Qualquer dúvida, comentem aqui!
Um beijo!
Achei muito lindo! Mas, a tela fica solta dentro do jarro? Como fazer para que ela fique na horizontal e retinha para acomodar as flores?