Para nós é simplesmente impossível falar de Tania Bulhões sem mencionar a história maravilhosa que existe por trás de suas louças.
Recentemente, fizemos questão de contar aqui a história da Coleção Flor de Maracujá, louça cuja beleza e delicadeza renderam um prêmio incrível à Tania na Cidade de Limoges, na França, onde são feitas as melhores louças do mundo.
A mesa que mostraremos a vocês hoje foi toda montada com a Coleção Imperatriz, um lançamento by Tania Bulhões que tem uma história igualmente marcante a remeter a algumas das características principais do seu trabalho: sua brasilidade tão característica e a influência da Missão Francesa em sua formação artística.
A brasilidade da Coleção Imperatriz está em seu próprio nome: a Imperatriz que Tania Bulhões homenageia com a sua recém-lançada coleção é Leopoldina, esposa de D. Pedro I, que chegou ao Brasil em 1817 e imediatamente se encantou com o “Paraíso Tropical” que encontrou por aqui.
A influência da Missão Francesa vem dos delicados motivos florais presentes em toda a coleção, remetendo às gravuras de Debret – um de seus mais talentosos expoentes – que tanto inspira Tania em suas criações, como também já comentamos aqui.
Para nós, é impossível olhar para a Coleção Imperatriz e não imaginar um magnífico jardim. Por isso, nossa mesa não poderia ter sido montada em outro lugar senão ali, entre flores e plantas.
Sobre a mesa apenas tulipas, nos mais variados tons, lindamente arranjadas pelo querido Marcinho Leme, da Milplantas nos delicados vasos da Coleção Imperatriz.
O mais impressionante é que cada vaso tem um desenho diferente e, juntos, formam uma composição perfeita.
Procuramos destacar o alegre amarelo das flores que decoram os pratos da mesma Coleção usando delicados jogos americanos em ráfia enlaçada neste tom, também by Tania Bulhões.
Para a água quentinha com lavanda a preceder o almoço, usamos os porta-tudo da Coleção Imperatriz, uma graça.
E se a louça usada para nosso almoço foi a da Coleção Imperatriz, elegemos as rebuscadas taças Imperador e Imperador Gold by Tania Bulhões para complementá-la perfeitamente.
Para finalizar, talheres, e marcadores de lugar em prata, descansos de talher em prata e bambu e guardanapos em linho, tudo Tania Bulhões.
Aliás, os guardanapos foram dobrados do jeitinho que ensinamos aqui. Além de linda, essa dobradura é realmente muito simples de fazer. Vale a pena conferir.
As sugestões de aperitivos para o almoço foram a deliciosa terrine tricolore com folhas de parmesão do maravilhoso Buffet Zest, servida em travessa da Coleção Imperatriz, e os salgadinhos japoneses, servidos no porta-aperitivos também da Coleção Imperatriz.
Para dar boas vindas, delicioso Welcome Drink, receita maravilhosa by Buffet Zest que demos aqui, servido na taça da Coleção Imperador.
Vejam mais fotos da nossa mesa de almoço:
Todos os produtos da mesa: Tania Bulhões | Flores: Milplantas.
Esperamos que tenham gostado e que nossa mesa possa inspirá-los a preparar muitos almoços floridos no jardim.
Um beijo e boa semana.
Parabéns pela mesa! Vcs poderiam, por favor, divulgar a receita da terrine? Obrigada!