Como arrumar a despensa

Quando estamos prestes a preparar uma receita simples ou uma daquelas que queremos testar faz um tempo, é inevitável visitar a despensa para checar se temos tudo o que precisamos. Ao encontrar tudo arrumado e organizado, fica mais fácil visualizar os ingredientes em suas quantidades e validades. Identificamos rápido quais os próximos passos e partimos para a artesania na cozinha!

Arrumar a despensa nos faz economizar tempo e até mesmo dinheiro, evita desperdício de alimento e nos dá aquela sensação de casa arrumada e bem cuidada que adoramos! Para facilitar a vida de todos, resolvemos explorar algumas dicas de organização com a querida e expert Marcia Primo Costa, da Bespoke.Life, com quem já conversamos sobre o assunto em uma entrevista, aqui, e também esteve por perto quando preparamos o post Como Arrumar um Roupeiro.

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Para organizar nossa despensa, usamos potes herméticos transparentes e cestas organizadoras da loja que adoramos, a Utilplast.

Para começar, é bom ter a quantidade de alimento compatível com o espaço disponível para guardá-lo, para que tudo possa ficar visível e em bom estado. Isso também evita acidentes com potes de vidro e que esqueçamos alimentos guardados por muito tempo que ficaram escondidos no espaço desarrumado.

A quantidade de alimento em uma despensa varia muito de casa para casa, não apenas pelo número de pessoas que ali moram, mas também por conta dos costumes e preferência de cada um. Em nossa casa, por exemplo, gostamos de comprar semanalmente e de acordo com o que estamos planejando cozinhar. Gostamos, também, de armazenar ingredientes que usamos sempre como grãos, óleos, massas e molhos prontos.

Nossa área destinada à despensa é um armário aberto com algumas prateleiras. Antes de começar a organizar, a primeira dica de Marcia foi que separemos as prateleiras por grupos e tipos de alimento. Salgados de um lado, doces de outro. Organizar os tamanhos de potes e embalagens também podem trazer uma percepção mais agradável para os olhos. Marcia gosta de começar com os grandes e passar para os pequenos.

Definimos que farinhas, grãos, massas e tudo o que deve ser guardado em potes e estiver em uso ficaria nas prateleiras de cima. Para otimizar a organização em potes, etiquetamos cada um deles com o nome do produto guardado. Usamos um rotulador que faz com que essa etapa do trabalho fique prática e bem acabada.

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Embaixo de cada pote, com uma caneta que sai com álcool, escrevemos a validade do conteúdo. Uma dica muito importante é deixar o conteúdo acabar para repor e não misturar validades diferentes do mesmo produto no pote.

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Começamos a organizar na prateleira mais alta, tudo o que usamos no café da manhã e lanche. Escolhemos potes herméticos de acrílico transparente em diferentes tamanhos da marca americana Oxo para organizar cada um desses tipos de alimento. Os potes são da linha Container, que encontramos na loja Utilplast, e têm um sistema simples que veda o seu conteúdo com um botão que fica na tampa branca, garantindo a maior conservação dos alimentos.

Segundo Marcia, esse modelo é um dos melhores que existe. Para ter uma despensa organziada, é interessante ter ao menos dez potes pequenos e mais outros dez em tamanhos maiores diversos, sendo um específico para a massa. Para quem preferir guardar os alimentos nas embalagens originais como uma solução alternativa, o ideal é que usem caixas organizadoras ou cestas e que fechem os plásticos com clips.

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Do lado direito da mesma prateleira, armazenamos as farinhas, açúcar e adoçante.

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Logo abaixo, agrupamos as massas e os grãos.

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Mais embaixo, óleos, azeites e vidros. Etiquetamos as prateleiras para facilitar e manter a organização na reposição das compras.

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Os molhos e tudo o que estocamos em embalagens originais fechadas, mais embaixo. Na última prateleira, guardamos do lado esquerdo as bebidas e no direito batatas e cebolas que devem ser armazenadas fora da geladeira, pois em contato com a sua umidade, liberam substâncias tóxicas que podem contaminar outros alimentos.

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Temperos foram guardados juntos também.

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Usamos cestas organizadoras de plástico em diferentes tamanhos nesta prateleira. Os produtos que normalmente usamos na cozinha e que não são alimentos também estão na despensa e podem ser estocados de forma organizada nas cestas que têm uma alça que podemos usar como se fossem uma gavetas.

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Etiquetamos as últimas prateleiras, com produtos fechados ainda.

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Outra dica legal é ter uma lista de compras ou um bloquinho de anotações na despensa para programar os itens que precisam ser repostos.

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Para vocês terem uma ideia do efeito da arrumação da despensa, abaixo o antes e o depois:

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A tarefa de organizar cantinhos para depois aproveitar a casa é um truque para a vida fluir mais fácil e leve! Adoramos aprender todas essas dicas com a querida Marcia e esperamos que esse post tenha sido útil para vocês! Para quem quiser uma consultoria exclusiva com a empresa de Marcia, a Bespoke.Life, recomendamos e muito os seus serviços de home concierge, que já nos ajudou muito!

E para quem não conhece a Utilplast, recomendamos muito. O acervo deles é incrível, principalmente, para organização em geral. Os produtos podem ser adquiridos nas lojas físicas ou na loja online da marca, e são enrregues em todo o Brasil.

Esperamos que tenham gostado! Em breve, vamos publicar como organizar a despensa de produtos de limpeza.

Beijos!

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