Adoramos as quartas-feiras, dia de saber mais sobre as flores que tanto amamos e que sempre emprestam sua beleza às nossas mesas.
Hoje, contando mais uma vez com a expertise do nosso querido colunista Sergio Oyama Junior, do Orquídeas no Apê, vamos descobrir as peculiaridades do Hibisco, flor que inspirou o Almoço Tropical preparado com a coleção criada por Tania Bulhões prestando homenagem à nossa flor desta semana. Para conferir nosso almoço na íntegra, basta clicar aqui.
Vamos, então, ao encontro da exuberante essência do Hibisco?
As plantas do gênero botânico Hibiscus, popularmente chamadas de Hibiscos, pertencem a várias espécies de grandes arbustos ou pequenas árvores, mundialmente conhecidas por produzirem flores exóticas e vistosas, de grande valor ornamental.
Avantajadas, portando cinco ou mais pétalas, dependendo da variedade, as flores do Hibisco têm formato de trompete e apresentam as mais diversas cores, tais como branco, amarelo, pêssego, laranja, pink, vermelho ou púrpura.
Os Hibiscos são originários de regiões tropicais e subtropicais da Ásia, pertencendo à família Malvaceae, onde estão incluídas diversas plantas de uso paisagístico e de importância econômica, como o cacaueiro e algodoeiro. No entanto, a planta também se tornou bastante popular no paisagismo brasileiro, podendo ser encontrada isoladamente ou em maciços, compondo também cercas vivas.
Trata-se da flor nacional do Havaí, sendo usada como adereço em ocasiões festivas. Além disso, é bastante conhecida por atrair borboletas e beija-flores aos jardins de todo e qualquer lugar em que se faça presente!
Esperamos que tenham gostado!
Um beijo!
Sergio Oyama Junior é o biólogo, fanático por orquídeas e idealizador do Orquídeas no Apê, blog dedicado a essas lindas flores. Neste espaço, Sergio, que é graduado em Biologia pela Unicamp e pós-graduado em Bioquímica pela USP, gentilmente divide conosco um pouquinho do seu vasto conhecimento sobre as mais diversas plantas e flores, incluindo, é claro, as orquídeas.