Na semana passada, com a ajuda indispensável da Bothanica Paulista, das queridas Suzana e Luiza Ceridono, e de nossa chef do coração, Luiza Zaidan, falamos aqui sobre como montar uma horta em casa, em vasos, em latas e na forma de horta comunitária.
Hoje, a ideia é dar a vocês dicas básicas para manter essa horta sempre viva.
Vamos lá?
1. Cultive sua horta à meia sombra, onde o sol bata apenas em alguns momentos do dia.
2. Procure molhar a horta sempre e à noite, principalmente durante as estações mais quentes do ano. No verão, recomenda-se molhar a horta 1 vez por dia e dar o acabamento com a casca que mostramos aqui, dessa forma, evita-se que a água evapore rápido.
3. Pare de molhar a horta assim que a água começar a sair pelo furo da parte de baixo do vaso ou da lata. Cuidado para não encharcar a horta. Isso faz com que as raízes das plantas apodreçam. Se a horta estiver murcha, molhe imediatamente. Folhas amarelas significam excesso de água. Mostramos aqui o vaso com o furo e como furar a lata, cuidados que favorecem o escoamento da água e mantêm a horta viva. Para evitar que a terra saia do vaso, adicione seixo, como mostramos aqui.
4. Adube a horta uma vez por mês.
5. Prefira retirar as folhas maiores para o consumo. As folhas menores ainda estão crescendo.
Além disso, é bom saber que alecrim, manjericão, hortelã e tomilho são mais fáceis de se manter que o tomatinho e a pimenta, então, não desanime se tiver mais dificuldade com algum dos últimos, ok?
Esperamos que tenham gostado. Um beijo!
Você sabe onde posso encontrar boas mudas?