Esta semana decidimos publicar mais um capítulo da nossa série sobre orquídeas tratando de uma espécie muito peculiar: a Sophronitis coccinea, a belíssima orquídea vermelha.
Com a ajuda indispensável do querido Sergio Oyama Junior, do Orquídeas no Apê, descobrimos que a Sophronitis coccinea é uma orquídea genuinamente brasileira, habitante das áreas mais altas da Mata Atlântica que encobre os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Seu pigmento é bastante raro na família das orquídeas e, por esta razão – salvo raras e exóticas exceções – as orquídeas vermelhas que encontramos descendem da Sophronitis coccinea, considerada ‘A Orquídea Vermelha’, mãe de todos os híbridos escarlate que conhecemos.
Trata-se de uma orquídea considerada de difícil cultivo, que gosta de climas um pouco mais frios e alta umidade relativa do ar. Ela precisa de bastante luminosidade, evitando-se, contudo, o sol direto.
Na foto abaixo, uma orquídea híbrida cuja cor vermelha teve a contribuição da Sophronitis coccinea:
Foto: Pinterest
A Sophronitis coccinea costuma florescer entre o outono e início da primavera.
Esperamos que tenham gostado!
Estou amando todas estas informações!!! ❤️Beijos
Maravilhoso esse post! Eu amo essa orquídea, porem, sempre que vejo alguma explanação sobre ela, é desanimador, pois, dizem que é de difícil cultivo. Eu moro em Vila Velha, a nível do mar, cidade litorânea. Tenho um sonho de cultiva-la, mas estou a procura de alguém que possa passar-me alguma informação a respeito, se é viável. Ficarei-lhe muito grato, pela informação.
Sou apaixonado por orquídeas tenho um exemplar que encontrei Aqui no meu quintal, mora no meio da mata atlântica , gostaria de lhe enviar uma foto pra ver se o Sr poderia identificar a espécie . Folhas finas porte pequeno e flores vermelho vivo. Obrigado.
boa tarde, resido em portugal e gostaria de saber qual o valor da orquidea vermelha que é linda, e se existe hipotese de ser enviada para portugal e qual o custo, obg, bjs 🙂
Olá, Otília, tudo bem?
Obrigada pela visita!
Por aqui não vendemos as flores, apenas apresentamos arranjos e inspirações.
Seria ideal se pudesse ver perto da sua casa alguma floricultura que com certeza daria dicas de como ter uma dessas em casa!
Beijos e boa sorte!