Não é segredo o nosso amor pela Bahia e por tudo que remete ao mar e ao colorido característico desta terra de encantos e axé. Inspiradas por esse clima de pura alegria, montamos uma mesa de almoço com as peças da Coleção Pesce, recém-lançada pela loja online Vestindo a Mesa e que acabamos de conhecer e de nos apaixonar, completamente!
A precisão de suas formas e pinturas feitas à mão com originalidade pela Zanatta Casa nos alimentou o desejo por um cenário que fosse perfeito para um encontro regado a frutos do mar e peixes, na praia, na cidade, ou onde quer que nos sintamos realmente bem! A ideia é aproveitar horas em uma dinâmica que lembra a dança natural do mar e o gosto peculiar de sua vida em torno desta mesa.
Completa, esta é uma das louças com o tema marítimo mais bonitas que já vimos. A profusão de cores, os itens, os acessórios e os peixes mais lindos representados com perfeição na maioria das peças da Coleção Pesce permitem infinitas combinações. Em nossa mesa, exploramos toda a Coleção e montamos cada lugar à mesa com sousplat, prato raso, prato de sobremesa, que, juntos, são imbatíveis.
Com bordas em azul, os sousplats e pratos de sobremesa apresentam ao centro três peixes coloridos em tons de azul, amarelo, branco, vermelho e laranja. Já o prato raso é listrado em branco e vermelho, o que confere ao conjunto uma dinâmica rica e surpreendente.
Ao centro de nossa mesa, no cachepot da Coleção com peixes coloridos ao seu redor em alto-relevo, Marcinho Leme, da Milplantas, montou um arranjo com orquídeas dendrobium, nos tons de amarelo, creme e laranja. Para dar acabamento, raiz de epidendro no lugar da barba de bode. A escolha por flores com tons parecidos foi uma forma de criar equilíbrio à mesa, e deixar sobressair o colorido da louça.
Outra forma de usar o cachepot é acomodar as flores ou ramos nas aberturas das bocas dos peixes que envolvem a peça. Adoramos o trabalho em cada um dos peixes, todos com pinturas maravilhosas feitas em cima de uma textura que imita as escamas.
Minipetisqueiras em formato de concha foram usadas como prato de pão.
Da linda Coleção, ainda aproveitamos os marcadores de lugar, descansos de talher e porta-guaranapos, em formato de peixinhos, para dar mais charme à ocasião.
Nosso almoço foi posto em uma mesa redonda de madeira que alugamos na Artemobi e montamos no espaço de eventos da Casa Manioca, para aproveitar o charme de sua parede de plantas naturais.
Arrematamos o colorido do nosso cenário com a cor do mar nas cadeiras, também da Artemobi, com o mesmo tom de azul da louça.
Para servir entradinhas leves e deliciosas da Restaurante Maní, usamos as petisqueiras maiores em formato redondo, em duas estampas diferentes: uma de conchas listradas e outra com desenhos de peixe; e as em formato de peixe em dois modelos e cores diferentes: o azul com amarelo e o amarelo com laranja.
Chips de batata com rosbife, com azeite de ceboullete e emulsão de dijon
Chips de batata com rosbife, com azeite de ceboullete e emulsão de dijon
Bombom de guaca mole com tomatinho desidratado
Bombom de guaca mole com tomatinho desidratado
Peixinhos fritos na farinha de arroz com ovas de truta
Vieiras marcadas na chapa com pude de abóbora
Recorremos aos talheres em bambu natural para arrematar o clima tropical da nossa mesa.
Taças transparentes com bordas vermelhas ressaltam um dos tons da louça e trazem vigor à mesa.
Louça e todos os outros itens da mesa: Vestindo a Mesa | Arranjo: Milplantas | Locação e comidinhas: Casa Manioca | Móveis: Artemobi
Esperamos que tenham gostado e voltem para nos visitar, sempre! Aproveitamos para adiantar que nesta sexta-feira, vamos publicar a receita dos chips de batata com rosbife, uma das delícias que figuraram em nossa mesa de hoje!
Beijos e uma ótima semana a todos!