Esta semana escolhemos falar sobre um tipo de orquídea que adoramos usar em nossas mesas: a Phalaenopsis.
Mais uma vez, para falar apropriadamente sobre o tema, contamos com a gentileza e a vasta experiência do querido Sergio Oyama Junior, do Orquídeas no Apê, a quem deixamos registrado nosso muito obrigada!
Embora sejam originárias do sudeste asiático, de países como Filipinas, Indonésia e Sumatra, as Phalaenopsis são atualmente as orquídeas mais utilizadas para decoração no mundo todo.
Seu nome vem do grego phalaina (mariposa) e opsis (semelhança), devido à aparência de suas flores. Por isso, nos EUA, é conhecida popularmente como moth orchid, orquídea mariposa.
Constantes cruzamentos e aprimoramentos genéticos têm sido capazes de produzir uma imensa gama de Phalaenopsis, nas mais diferentes cores, padrões e tamanhos. Tal versatilidade faz com que sempre haja uma espécie de Phalaenopsis adequada para o tipo de mesa e ocasião que pretendemos criar.
Além de versáteis, belas e exóticas, as Phalaenopsis são extremamente resistentes e duráveis, podendo manter-se em bom estado por mais de dois meses. Seu cultivo é favorecido em condições muito semelhantes às do ambiente que temos dentro de casa, com luz indireta, temperaturas amenas, níveis moderados de ventilação e umidade.
Contudo, um importante cuidado que devemos ter é evitar que a água se acumule no pratinho sob o vaso, o que acarreta excessiva umidade para as raízes.
Devido à sua natureza híbrida, as Phalaenopsis podem florescer durante o ano todo. O pico de floração, no entanto, costuma ocorrer durante a primavera.
Conteúdo do texto: Sérgio Oyama Junior.
Parabéns!!!Obrigada pelas orientações.Beijos!!!
Mãe, que felicidade ver seu comentário aqui!!!!!
Adoro as dicas que você dá!!!
Vi sua matéria hoje na casa vogue!! Adorei a mesa de páscoa!!!
Beijos
Fico feliz que tenha gostado querida!!! Volte sempre!! Um beijo
Amoooo orquídeas!!! Minha predileta!! ❤️
Amo também!!!!!
A phalaenopsis é minha orquídea preferida! Amei saber o significado do nome… Já havia contado a vocês que tenho orquídeas em casa, e a maioria delas é dessa espécie… Vibro com cada pendão que brota, cada botão que se abre… as acho simplesmente perfeitas!!! Post maravilhoso, em especial para as apaixonadas por phalaenopsis. Beijos!!!
Creio que a espécie de orquídea que ganhei e agora cultivo é dessa espécie e pretendo fixa- la no tronco de uma mangueira. É possível fazer isso?
Oi, Maria!
Tudo bem?
Acreditamos que sim, mas veja no link a seguir as dicas da nossa colunista, a jardineira Carol Costa, ela dá as dicas de como prender as orquídeas nas árvores.
http://minhasplantas.com.br/tv/orquideas/garoto-de-4-anos-ensina-por-orquidea-na-arvore/
Esperamos ter ajudado!
Boa sorte e nos conte por aqui!
Beijos