Alguns segredos de uma casa aconchegante estão em detalhes arranjados de forma charmosa e postos em lugares estratégicos e funcionais. Em salas de estar, um cantinho com algumas bebidas e taças podem dar boas-vindas a quem chega ou manter a recepção confortável com a possibilidade do convidado servir-se livremente.
Apoiadas em aparadores rústicos ou em móveis minimalistas, as bandejas podem fazer as vezes de pequenos bares decorados. Os vasos e as flores, assim como outros elementos decorativos, podem ser mudados a cada ocasião ou época do ano.
Para inspirá-los, montamos duas composições diferentes de bandejas-bar: uma assimétrica com taças coloridas; e outra tradicional com tons sóbrios de azul-marinho e dourado. Hoje, mostramos como montamos a primeira opção.
Para nosso cantinho, escolhemos uma das bandejas mais lindas e adequadas que conhecemos, desenvolvida pela genial Tania Bulhões. Toda em prata com fundo espelhado, em formato de losango, e com acabamento nas laterais maravilhoso, a bandeja tem o tamanho ideal para acomodar taças, balde de gelo, principais bebidas e licoreiras.
Não existe regra para montar uma bandeja-bar. Há quem prefira usar duas bandejas, uma com taças e outra com as bebidas e licoreiras. O importante é que a composição fique harmônica aos olhos do anfitrião.
Para dar movimento e leveza, usamos taças e copos em cristal de tamanhos, tipos e lapidações diferentes da Tania Bulhões, arranjados de forma que todos pudessem ser vistos. Também alternamos as alturas para um efeito assimétrico e misturado, levando em consideração a transparência e a cor de cada taça e copo.
Usamos taças de vinho branco e tinto, champagne, grapa, licor; e copos para whisky, short e long drinks, nos tons de azul-marinho, laranja, azul claro, verde, goiaba, cereja e violeta, todos lapidados à mão. Temperamos a mistura com um pouco de dourado de algumas taças com bordas, molduras e frisos enfeitando ainda mais as lapidações.
Além da variedade de cores, escolhemos taças altas transparentes para suavizar a composição e quebrar o colorido, distribuídas de forma intercalada como um triângulo entre as outras peças.
Peças com tons de verde esmeralda ressaltam o colorido da bandeja.
Uma taça de puro cristal polonês e inspirada em pedras preciosas, a taça Diamante tem uma tonalidade de laranja que adoramos.
A taça de vinho Topázio Dourado é um charme que mistura traços contemporâneos a uma lapidação sofisticada que deixa qualquer composição muito elegante.
O copo de long drink Amestista Violeta é um de nossos preferidos, não apenas pela cor única, mas pela versatilidade em seu uso, podendo servir uma série de drinks e bebidas.
Também escolhemos a taça Safira, uma das joias da coleção de cristais de Tania Bulhões.
Taças de espumante nos tons suaves de goiaba e azul claro, na nossa lapidação favorita, compuseram a cartela de cores da bandeja.
O mais funcional é que as bebidas dispostas na bandeja-bar sejam as preferidas dos anfitriões e dos convidados mais assíduos em casa. Entre as garrafas, uma licoreira de cristal transparente suavizou a composição.
Para equilibrar a profusão de cores nesta composição, optamos por um arranjo monocromático, feito por Marcinho Leme, da Milplantas, apenas com costela-de-adão em um vaso de Murano lilás maravilhoso da Tania Bulhões.
Salva em prata tradicional Coleção Coroa, com rodelas de limão-siciliano, completou nossa bandeja. Outras frutas, ou nuts variados também são bem-vindos para acompanhar as bebidas.
Bandeja, salva e pegador em prata, todas as taças e copos em cristal e licoreira em cristal: Tania Bulhões.
No site da Tania Bulhões, assim como em suas lojas, especialmente a loja-conceito em São Paulo – que tem uma sala especial só para os cristais – é possível fazer uma seleção única de cristais especiais e em diferentes lapidações e estilos. Para visitar o site basta clicar aqui.
Gostaram? Em breve, vamos compartilhar a outra inspiração de bandeja-bar.
Um beijo!