Quando uma paixão toma conta de toda a família é sinal de que repetiremos a dose muitas vezes. É o caso das divertidas e deliciosas pizzadas em casa!
Desta vez, para comemorar o aniversário de meu cunhado, reunimos algumas ideias que costumamos aplicar em nossas mesas de pizza em uma releitura homenageando o aniversariante que é paulista, mas tem alma de baiano. Para isso, juntamos referências das culturas desses lugares que tanto amamos em detalhes da produção que compartilhamos com vocês hoje.
A ideia era proporcionar um ambiente informal e descontraído, para que os convidados se sentissem à vontade para degustar um menu de pizzas salgadas e doces de forma prática e aconchegante.
Para criar um clima de feira, manjericão, orégano, tomilho, repolho, pimentas, farinha de trigo e cebola foram dispostos em charmosos vasos rústicos de argila que lembram papelão, com tamanhos e formatos diferentes, da D. Filipa, uma loja de aluguel de peças que simplesmente adoramos.
Escolhemos outros modelos de vasos rústicos e brancos, também da D. Filipa, para equilibrar o colorido dos legumes e ingredientes que foram dispostos neles. Usamos minipimentões coloridos, beringelas de dois tipos, pimentas variadas, alecrim e ovos. Para dar alturas diferentes aos arranjos, usamos tábuas rústicas e livros de culinária italiana e de vinhos.
Aproveitamos para valorizar outros elementos naturais trazendo um tom rústico para mesa e, em madeira, usamos um bowl com minitomatinhos com ramos e diversas tábuas e toras em tamanhos e modelos diferentes, decoradas com miniabobrinha e rabanetes, tomates, alho, tomilho e orégano. Todos espalhados pelo centro da mesa em uma bagunça gostosa como era para ser nossa noite! E foi!
Para complementar a decoração, usamos massas variadas (uma especial com as cores da bandeira italiana) em potes de vidro e latas de molho de tomate.
O bolo em formato de pizza foi uma atração à parte e impressionou pela perfeição. Foi feito pelo cake designer e confeiteiro Gustavo Henrique e ficou em cima de uma tábua de madeira como uma pilha de pizzas prontas para serem servidas!
O menu ficou por conta do Buffet Felíssimo, há oito anos perto de nossa família (foram eles que ensinaram meu sogro e meu marido a receita da massa da pizza que compartilhamos aqui). A equipe do Buffet Felíssimo cuida de todos os detalhes necessários para um evento como este, desde os ingredientes até mesmo o forno certo, que eles levam até a sua casa!
Espalhamos pela casa cardápios impressos para facilitar a escolha dos convidados, fixos em tábuas de madeira da Le Creuset. Os amigos, quase todos baianos, se divertiram com os nomes das pizzas, criados a partir de expressões baianas, como as famosas Ó Paí ó e Oxente!
Vejam mais fotos da Pizzada de Dé!
Buffet: Felíssimo Bolo: Gustavo Henrique | Temperos: Milplantas | Vasos rústicos e toras em madeira: D. Filipa |Porta-menu: Le Creuset | Massas, tábuas, latas de molho de tomate: Eataly | Legumes: Casa Santa Luzia.
Além desta mesa, montamos um cantinho de apoio com os pratos de pizza do Vestindo a Mesa, que mostramos no post Quando Tudo Termina em Pizza, talheres e os guardanapos com estampa xadrez (como as típicas toalhas de mesa das cantinas italianas) da Couvert.
Ao final da festa, cada convidado levou uma lembrança para casa: vasinhos com temperos da Milplantas e uma tag de agradecimento, que aliás, pode ser encontrada para free download aqui!
Para ver algumas de nossas pizzadas, basta clicar nos seguintes links: Quando Tudo Termina em Pizza; Pizza e Gente Querida; Pizza, Primos & Mimos da Itália; Pizza Time; e Quando a Feira Vai à Mesa.
Esperamos que tenham gostado!
Um beijo e ótima semana para todos!
Comentários