Sousplats, pratos rasos, pratos fundos, bowls, pratos de salada, pratos de sobremesa, pratos de pão. Todos estão lá, devidamente guardados e organizados no armário, mas muitos de nossos leitores nos procuram para saber quais usos se podem dar a cada um deles. Nosso Questions & Answers deste mês procurará ajudá-los com esta dúvida.
Sousplat
Sobre os sousplats, já falamos bastante aqui, onde tratamos de possíveis usos e se a peça é ou não obrigatória à mesa.
Prato Raso
Sem dúvida, o prato mais utilizado à mesa é o prato raso – ou prato de jantar, que em média, varia de 25 a 28 cm de diâmetro. Seja em ocasiões formais, seja em ocasiões informais, é nele em que o prato principal vem servido. Ele também pode servir de apoio para o prato em que servida a entrada ou aperitivo.
Justamente por ser o prato mais utilizado, é prudente ter alguns extra em sua coleção.
Aparelhos de jantar mais completos podem contar com pratos rasos um pouco menores, com 23 a 24 cm de diâmetro em média. Tais pratos foram idealizados para o almoço. No entanto, eles podem ser tranquilamente substituídos pelos pratos de jantar, quer em ocasiões formais, quer nas informais.
Prato de Salada e Prato de Sobremesa
O prato de salada mede aproximadamente 19 a 21,5 cm de diâmetro. O de sobremesa é um pouco menor, medindo aproximadamente de 18,5 a 21,5 cm.
Pratos em qualquer desses tamanhos podem ser bastante versáteis, acomodando muito bem saladas, entradas, aperitivos, frutas, sobremesas em geral e queijos. Eles também costumam ser usados no café da manhã ou chá da tarde e, ainda, como anteparos para pequenos bowls ou ramekins.
Diante de tamanha versatilidade, os pratos extra nesses tamanhos também são muito bem-vindos.
Prato Fundo ou Prato de Sopa
O prato tradicional de sopa é fundo e apresenta uma borda, medindo 23 a 24,5 cm aproximadamente. A borda costuma medir cerca de 2,5 a 5 cm e é pensada para permitir que o prato seja servido de forma que as mãos de quem serve não toquem o conteúdo do prato.
Este tipo de prato também pode ser bastante versátil. Nele, podem-se servir, além de sopas, massas e risotos, por exemplo – a base mais funda deste tipo de prato preserva o calor por mais tempo.
Prato de Pão
O menor prato do conjunto, com cerca de 15,5 a 16,5 cm de diâmetro. Como o próprio nome indica, é originalmente pensado para se acomodar o pão, sendo posicionado no arranjo de cada lugar à mesa do lado esquerdo, acima do prato – como mostramos aqui e aqui.
A ideia por trás do prato é evitar que o pão se misture a molhos e demais líquidos dos alimentos que são servidos.
O prato de pão é mais comum em ocasiões informais ou durante o almoço, no qual se presume que a refeição seja mais leve.
Em ocasiões formais, em que se espera que o cardápio seja bastante completo e rico, o prato de pão é excluído da montagem de cada lugar à mesa. E, se, porventura, algum prato nesse tipo de ocasião se faz acompanhar de torradas ou alguma espécie de pão, por mais estranho que possa parecer, estes são colocados diretamente sobre a toalha, no lugar onde supostamente o prato de pão deveria estar.
Bowls
Há vários tipos de bowls. Os mais rasos, que contam com um pires e duas alças, normalmente destinados a cremes mais pesados e ricos e os fundos – com ou sem bordas – destinados a cereais, certos tipos de sopas e sobremesas.
O ramekin não deixa de ser uma espécie de bowl e normalmente é feito de material resistente a altas temperaturas. Isso porque esse tipo de bowl é utilizado para servir pratos assados, soufflés, crème brûlée, dentre outros.
E, por fim, o pequeno bowl que adoramos posicionar à mesa com água sempre quentinha e perfumada para que os convidados possam limpar as mãos antes de uma refeição ou após um prato que se coma com as mãos – como vocês podem ver aqui e aqui. Em eventos ocasiões formais, no entanto, esse mesmo bowl é utilizado, sobre um pequeno prato (acompanhado ou não de uma toalha), para servir o prato de frutas.
Esperamos que tenham gostado. Caso tenham alguma dúvida ou algum assunto que queiram que falemos por aqui, basta mandar um e-mail para contato@vamosreceber.com.br com sua pergunta ou sugestão.
Um beijo!
Excelente post!
Uma mesa montada com delicadeza e pratos sofisticados fica muito bonita. Saber qual o uso correto do prato ajuda a deixar a montagem coerente com a ocasião.
Um abraço!
Oi Flávia!
Obrigada pelo comentário, adoramos!
Beijos
Gostei muito desse post ! Gosto muito de receber ,mas tenho ainda muitas duvidas de qual prato usar na ocasião ! seu poste me ajudou bastante. bjinhos!!
Oi, Samara! Tudo bem?
Que bom que gostou e que pudemos ajudar, ficamos felizes!
Esta é a ideia mesmo, sempre que encontramos alguma dica interessante compartilhamos por aqui!
Venha sempre nos visitar, beijos!
para que serve prato raso e prato fundo
Oi Madalena, tudo bem?
O prato raso é para servir carnes, massas e outras comidas que comemos com garfo e faca. Já os pratos fundos servem para sopas, cremes e algumas massas com bastante molho.
Esperamos ter ajudado!
Beijos e volte sempre a nos visitar!
Oi Madalena, tudo bem?
O prato raso é para servir carnes, massas e outras comidas que comemos com garfo e faca. Já os pratos fundos servem para sopas, cremes e algumas massas com bastante molho.
Esperamos ter ajudado!
Beijos e volte sempre a nos visitar!
Posso servir salada tbem no prato fundo? Maria
Sim!!! Fica muito bom! beijo grande
Posso servi feijoada em prato raso? Ou seria melhor em prato fundo?
Bom dia . Sabendo que o gargo fica do lado esquerdo e a faca do lado direito gostaria de saber se na hora de comer posso troca pois eu só consigo com o garfo na mão direita?