Receber os amigos com um belo risoto é uma delícia não somente porque é difícil encontrar quem resista a esse prato tão delicioso e versátil como também porque a sua preparação ali, diante dos convidados, é uma diversão à parte.
Como o risoto precisa ser servido imediatamente, fazemos questão de prepará-lo enquanto os aperitivos são servidos, os brindes e as risadas começam a pipocar aqui e ali e a conversa vai se animando cada vez mais e mais. Nossa cozinha é aberta para a sala, então tudo vira, literalmente, uma grande festa.
A receita que compartilharemos com vocês hoje foi preparada num encontro especial com amigos muito queridos e, a convite da Brastemp, testamos novamente o fogão com duplo forno, desta vez para preparar uma especialidade de nossa família: o Risoto de Carne Seca e Queijo Coalho, que, além de delicioso, ganha uma apresentação toda especial servido em mini morangas.
Quando fomos apresentadas ao fogão Brastemp ficamos impressionadas com seu design, elegância e sofisticação, que integraram perfeitamente a decoração da nossa área gourmet.
Em nossa segunda experiência utilizando o fogão Brastemp, mais uma vez, fomos surpreendidas com a performance e os resultados impecáveis que obtivemos, tornando nossa experiência na cozinha ainda mais prazerosa e o sorriso no rosto dos nossos convidados ainda mais largo.
A quadrichama do fogão Brastemp permitiu que o risoto cozinhasse de maneira uniforme – sem que fosse necessário ficar virando a panela a todo momento – o que foi fundamental não somente para que o prato alcançasse o ponto e a cremosidade ideais como também para evitar que os grãos do arroz se partissem, o que se deve evitar a todo custo quando o assunto é risoto.
E, ao mesmo tempo em que preparávamos o risoto na quadrichama, as mini morangas eram assadas no forno elétrico, com toda precisão, para que ficassem bem suculentas, no tempo exato para que fossem servidas juntinho com o prato que saía do fogão. Como mencionamos aqui, o fogão Brastemp conta com duplo forno – o elétrico com a função grill na parte superior e o à gás na parte inferior – perfeitos para evitar que a preparação de um prato interfira em outro que precise assar concomitantemente.
Vamos à receita?
Os Ingredientes estão abaixo e a quantidade sugerida serve 4 pessoas:
Ao preparar o risoto, considere uma porção média de 80 gramas de arroz por pessoa. Caso o risoto seja o único prato principal a ser servido, pode-se aumentar a proporção para cerca de 100 gramas de arroz por pessoa.
Modo de Preparo da Mini Moranga:
1 Em uma panela, cozinhe as mini morangas com sal por 30 minutos.
2, 3, 4 e 5 Após o cozimento, retire a tampa das mini morangas e as sementes.
6 Envolva cada mini moranga em papel de alumínio e leve ao forno elétrico por mais 30 minutos.
Modo de Preparo do Risoto:
1 e 2 Em uma panela de pressão, adicione 1,5 litros de água, a carne seca, 1 tablete de caldo de carne, sal e 3 colheres de sopa de cebola.
3 Cozinhe por cerca de 15 minutos. A carne estará pronta quando estiver desfiando com facilidade (após o cozimento, reserve o caldo remanescente na panela. Ele será utilizado na preparação do risoto).
4 Em uma panela, de preferência baixa e larga, coloque um fio de azeite e 30 gramas de manteiga para derreter.
5 Junte a cebola e refogue alguns minutos até que toda a água evapore, mas a cebola ainda não tenha começado a dourar (ela deve estar transparente).
6 e 7 Em seguida, adicione o arroz e, sempre mexendo, deixe-o fritar na trempe da quadrichama por cerca de 3 minutos, em fogo médio. Regue o arroz com o vinho branco e, sempre mexendo, deixe o vinho evaporar completamente.
8 e 9 Adicione meia concha do caldo da carne seca fervendo, mexendo até que o líquido seja totalmente absorvido pelo arroz. Coloque mais caldo, mexa e, cada vez que o arroz absorver o caldo, repita o procedimento. Após cerca de 14 minutos prove o arroz. Ele deve estar al dente. Dependendo o grau de cozimento, deixe o arroz no fogo por mais 1 ou 2 minutos. No entanto, é muito importante que o arroz termine bem molhado de caldo. Quando o arroz atingir o ponto ideal, acrescente um pouco de pimenta do reino.
10 Acrescente os cubos de queijo coalho e misture até que derretam. Acrescente, então, a carne seca já desfiada e cozida com cebola picada.
11, 12 e 13 Retire o risoto do fogo, junte 60 gramas de manteiga e o parmesão ralado. Mexa rapidamente para que o risoto fique bem amanteigado. Corrija o sal e sirva imediatamente dentro das mini morangas recém retiradas do forno elétrico.
Dentre as mais valiosas dicas que aprendemos para preparar um risoto perfeito estão: nunca lavar o arroz para que ele retenha amido suficiente para ficar cremoso ao final do preparo; sempre usar parmesão de boa qualidade e sempre finalizar o risoto, acrescentando o parmesão e a manteiga (de preferência gelada), fora do fogo.
E, depois de preparar esta maravilhosa receita de família no fogão Brastemp, poderíamos incluir mais uma dica em nossa lista: preparar o risoto em um fogão inovador e com uma performance incrível garantida por uma marca icônica como a Brastemp certamente fará toda a diferença.
Para conferir todo o processo, basta dar uma olhada no vídeo abaixo:
Esperamos que tenham gostado.
Um beijo.
As morangas podem ser assadas em forno convencional? Qual o tempo?
NÃO USO CALDO DE CARNE EM TABLETES NEM SOPA DE CEBOLA. GOSTEI DA RECEITA MAS GOSTARIA DE SUBSTITUIR ESTES DOIS INGREDIENTES. O QUE VOCE ME SUGERE?
Oi Eliana, tudo bem?
Entendemos muito e sabemos que os caldos feitos em casa têm um sabor especial, mas nem sempre temos tempo de prepará-los.
Uma ideia seria fazer os caldos e deixá-los congelando para serem usados novamente a cada receita, substituindo o condimento industrializado e equilibrando a quantidade de água da receita com a quantidade do caldo a ser usado a gosto.
Beijos e obrigada!