O uso de marcadores de lugar é uma forma útil e, na maioria das vezes, divertida de deixar seus convidados saberem onde deverão sentar-se, seja numa reunião pequena entre amigos ou numa recepção maior e mais formal.
Estudiosos das regras de etiqueta afirmam que o uso dos marcadores de lugar é recomendável quando a quantidade de convidados à mesa for maior do que seis. Caso você opte por não usar marcadores de lugar, é recomendável ter em mente onde você quer que seus convidados se sentem. Provavelmente eles irão perguntar.
Foto: Pinterest
Em um jantar formal, a organização dos lugares começa com o convidado(a) de honra. Tradicionalmente, o lugar de honra é aquele à direita do anfitrião ou anfitriã.
Numa reunião familiar, a pessoa mais velha pode ser considerada o convidado de honra. Quando ambos pais e sogros sentarem à mesma mesa, a mãe da anfitriã deverá sentar-se à direita do anfitrião, e a mãe do anfitrião deverá sentar-se à sua esquerda. O pai do anfitrião deverá sentar-se à direita da anfitriã, e o pai da anfitriã deverá sentar-se à sua esquerda.
Em nenhuma ocasião o anfitrião e a anfitriã poderão sentar-se juntos. Quando possível, deverão sentar-se no meio da mesa, em lados opostos.
Quando a quantidade de casais for, por exemplo, 6, 10, 14 ou 18 (incluindo os anfitriões), os anfitriões poderão sentar-se em lados opostos da mesa e os convidados poderão ser intercalados entre homens e mulheres.
Quando a quantidade de casais for, por exemplo, 8, 12, 16 ou 20, alternar homens e mulheres com os anfitriões sentados em lados opostos da mesa não é possível. Para manter a alternância, a anfitriã poderá deslocar-se um lugar à sua esquerda, enquanto o anfitrião permanece em seu lugar, ensina Suzanne Von Drachenfels (“The Art of the Table”). O convidado de honra deverá sentar-se à direita da anfitriã, e os demais convidados poderão ser alternados entre homens e mulheres.
Os marcadores de lugar possibilitam também colocar pessoas com personalidades semelhantes próximas umas das outras, ainda que elas não se conheçam.
Ao marcar o lugar à mesa tentem sempre aplicar o bom senso. O principal objetivo é fazer a conversa fluir, evitar conversas paralelas, e permitir a integração entre os convidados.
São inúmeros os tipos de marcadores de lugar. Desde os mais finos, em prata e cristal, às frutas, verduras, ou até mesmo um papel dobrado sobre a mesa. Outras opções são caixinhas com lembranças ou até mesmo prendedores de guardanapos com o nome de cada convidado. O que vale é a intenção e a criatividade, na medida certa da ocasião.
Quem nos acompanha sabe que os marcadores de lugar estão presentes em 90% das nossas mesas. Muitas vezes, fazem parte da decoração da mesa. Numa pizza, por exemplo, usamos o tomate como marcador de lugar. Já num jantar na Bahia, usamos a mini bananinha para a mesma função.
Esperamos que as dicas tenham sido úteis e que tenham gostado do post. Um beijo!
Amei aprender isso! Sempre fiz errado hahaha! Ninguém me segura agora!
Hahaha! Se a conversa estava fluindo, então está tudo certo! É isso que importa no fim das contas! Um beijo minha binha!
Amei esse post!!!! Dessa vez apendi sobre os marcadores!!! Já fiz o download!!!! Mal posso esperar pra usar!!!!!
Que bom que gostou e que foi útil! Um beijo grande!
Demais essas dicas!!!!
Bom dia, tive acesso ao blog por acaso e estou encantada com tudo! amei este post, uma dica que vale ouro na hora de decidir onde vc e o marido irão sentar à mesa!
bjs
obs passarei a acompanha-las pois tudo aqui muito me agrada! boa sorte meninas =)
Adorei as dicas!!! Super uteis e esclarecedoras, são detalhes que muitas vezes ficamos em dúvida ou deixamos passar desapercebidos. Uma aula e tanto!!! Amei a gentileza do placement, vou imprimir já… Obrigada!! Beijos!
Adorei o modelo de Placement!
Gostaria de saber se é editável de forma a possibilitar digitarmos os nomes antes de imprimir?
Obrigada e parabéns o site está LINDO!
Boa tarde!
assistindo um vídeo vi que quando o convidado tira o porta guardanapo , principalmente esses mais modernos de flores , esses terão que ser retirados com uma bandeja pela pessoa que está auxiliando a anfitriã. Agora pergunto e se a anfritriã não possuir essa pessoa que a auxiliará ? Esses porta guardanapos poderão permanecer na mesa sem problema algum?
Outra dúvida , qdo se coloca um guardanapo de voal junto com o de linho , para ficar mais interessante a decoração e você perceber que o convidado fica meio sem saber o que fazer, você poderá dizer para o convidado que esse guardanapo é só decoração, visto que hoje costuma-se usar as vezes até dois guardanapos juntos para a mesa ficar mais decorada? Quando esses guardanapos forem os dois de linho o que fazer com o segundo guardanapo, na hora da refeição ?